O cardamomo, conhecido como a “rainha das especiarias”, é uma planta aromática rica em flavonoides com propriedade antioxidante, relaxante vascular, anti-inflamatória e bactericida, promovendo diversos benefícios para a saúde, como melhora da digestão, controle da pressão alta, diminuição do mau hálito e até na prevenção de doenças do coração, câncer e diabetes.
Sendo muito comum na culinária indiana, o cardamomo é usado no tempero de arroz e carnes, por exemplo. No entanto, pode também ser consumido na forma de chá, além de também ser usado no preparo de sobremesas.
O cardamomo é rico em vitamina C e flavonoides e antioxidantes como quercetina, kaempferol e luteolina com funções analgésica, antisséptica e digestiva e os principais benefícios para a saúde da especiaria são:
O cardamomo tem ação antimicrobiana e bactericida, prevenindo e combatendo a cárie e outras infecções na boca, como gengivite e candidíase. Além disso, por ser refrescante, o cardamomo é muito usado para prevenir e combater o mau hálito.
Os flavonoides e os óleos essenciais presentes no cardamomo têm ação anti inflamatória e protegem a saúde das artérias, ajudando a manter o fluxo de sangue equilibrado e controlando e prevenindo a pressão alta.
O cardamomo é rico em polifenóis com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias que melhoram a ação do hormônio insulina. Com isso, a glicose no sangue é absorvida gradativamente pelas células do corpo, prevenindo o excesso de açúcar no sangue e a diabetes.
Além disso, o cardamomo também melhora os níveis de irisina no sangue, um hormônio produzido com a prática de atividade física,mesmo as de baixa intensidade, que regula e melhora a sensibilidade da insulina, prevenindo a diabetes.
Por ser rico em antioxidantes como tocoferol, quercetina e luteolina, o cardamomo previne a formação de radicais livres no organismo, ajudando a prevenir diversos tipos de câncer, como de pulmão, bexiga e rins.
O cardamomo também tem função imunomoduladora, ou seja, ajuda a fortalecer o sistema imunológico para prevenir ou até mesmo ajudar a combater alguns tipos de câncer.
O cardamomo promove o aumento dos níveis do hormônio irisina no sangue. Como este hormônio tem função termogênica, ele modifica o metabolismo, aumentando o gasto de energia e promovendo a perda de peso.
Além disso, por promover o equilíbrio do hormônio insulina e ter efeito antioxidante, o cardamomo diminui a absorção de gordura dos alimentos, facilitando a perda de peso.
Por ser um potente anti inflamatório, melhorar a sensibilidade da insulina, diminuir a produção de colesterol e diminuir a absorção de gordura dos alimentos no intestino, o cardamomo é uma planta que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, triglicerídeos e LDL no sangue.
O cardamomo é um potente anti inflamatório que também promove o aumento do colesterol “bom”, o HDL, contribuindo para a prevenção de doenças como aterosclerose, infarto e derrame.
Por ser rico em polifenóis antioxidantes, como luteolina e quercetina, o cardamomo diminui a produção de radicais livres, evitando o excesso de gordura no fígado e ajudando no tratamento do fígado gordo, também chamado de esteatose hepática.
Além disso, o cardamomo também é um poderoso anti inflamatório, protegendo e melhorando a função do fígado.
Somos uma empresa há mais de 10 anos no mercado de alimentos saudáveis. Temos como missão fornecer produtos alimentícios saudáveis de qualidade a preços mais atrativos.